Veja o que é Energia Solar e Como Funciona

Desde tempos imemoriais, o Sol tem sido um objecto celeste fascinante. Não só dá luz como também é uma imensa fonte de energia. Talvez devido aos benefícios derivados do Sol, ele tem sido venerado em muitas religiões. Astronomicamente, é a estrela mais próxima da Terra, e sem a sua presença, não existiria vida no nosso planeta. O uso mais comum da energia solar é a sua capacidade de secar objectos. A roupa lavada exposta ao Sol seca muito facilmente. Outro exemplo é o uso de um combustível fóssil, que não é mais do que o resultado de uma decomposição de uma planta pela luz do sol há milhões e milhões de anos atrás.

A Tecnologia da Energia Renovável

O que é energia solar ? A energia solar não é nada mais do que a luz solar que reflecte na superfície da Terra. Estima-se que uma hora de energia solar na Terra consiga suprir as necessidades do Mundo por um ano. A energia solar pode ser usada por duas maneiras diferentes. Uma maneira é usá-la como uma fonte de calor, e a outra maneira é usá-la como fonte de energia.

Como a energia solar funciona é um fenómeno muito interessante. Os exemplos comuns para o funcionamento da energia solar é secar um pano húmido ao sol, ou aquecer um balde de água debaixo dos raios solares. Em ambos os casos, o calor na luz do sol é absorvido pelas partículas de água no processo. No primeiro exemplo, a água no pano evapora-se e o pano fica seco. No segundo exemplo, o calor é absorvido pelas partículas de água, resultando num aumento de temperatura da água.

O calor da luz do sol é bem utilizada no fabrico de fornos solares, que são usados para cozinhar. Eles substituem os combustíveis convencionais para cozinhar como a madeira ou o carvão. Também é bastante barata pois a luz do sol é muito abundante na Terra. Como a energia solar funciona presenteou a humanidade com um importante e útil dispositivo, o forno solar.

Funcionamento da Energia Solar

Como já vimos, a energia solar é a utilização do poder solar como fonte de energia. Para compreender como esta energia funciona, primeiro temos de entender como é produzida. A energia é produzida a partir de radiação solar, a Luz do Sol. A liz do sol, ao chegar à porção superior da atmosfera da Terra, passa por muitas camadas. Ao chegar finalmente à superfície terrestre, encontra-se no espectro do visível e infravermelhos. É aqui que a radiação é usada como energia química pelas plantas através da fotossíntese. Os seres humanos usam-na sob a forma de energia de calor.

Outra vantagem é ser conversível para outras formas de energia como electricidade ou energia de luz. O processo de fazer electricidade a partir da energia solar chama-se foto-voltaico. A sua calculadora ou relógio ligados pela energia do sol usam este método para funcionar. As células solares estão a ser usadas para este fim. Para além das calculadoras e LCDs, também são usadas em satélites e naves espaciais.

A energia elétrica que vem do sol deriva da radiação electromagnética da luz solar. A conversão da energia solar em energia eléctrica consegue-se através de muitas maneira usando plantas de energia eléctricas, térmicas e solares, bem como torres de energia, calhas parabólicas, etc. Em todos estes métodos, o princípio subjacente é converter a energia em energia elétrica. Durante o dia, o sol produz suficiente para permitir a visibilidade. É um método passivo de usar esta energia. Para ter os benefícios naturais da luz do sol, os edifícios são construídos com mais espaços que permitem a entrada de sol. Fora isto, a luz natural é usada para propósitos de iluminação.

Iluminação solar híbrida é um método de usar a luz natural com o objectivo de iluminação. Ao focar espelhos, a luz solar é coletada e desviada através de fibras ópticas no interior dos edifícios ao completar os sistemas de iluminação convencionais. Depois de entender como funciona a energia solar e como funciona a energia solar, é muito doloroso saber que a fonte de luz solar é afetada pela poluição na atmosfera. Conhecido como o escurecimento global, é a medida de irradiância na superfície da terra ao longo de um período de tempo. É observado que a nossa atmosfera tem muitas mais partículas de carbono poluídas devido à ação humana.

O aumento na temperatura média na superfície da Terra e аnd mudanças climáticas globais são os resultados da poluição atmosférica. A tendência deve ser travada para salvar o nosso planeta.

A energia derivada da luz solar é muito mais afetada pela poluição atmosférica. O futuro da energia solar está muito mais dependente deste facto. Não esqueçamos o facto de que a disponibilidade оf luz solar não só é abundante mas também barata. A forma barata desta energia não deve ser perdida a qualquer custo. Devíamos salvar a nossa Terra.