Energia Solar – Veja Como Funciona

A necessidade de uma fonte alternativa de energia nunca foi tão importante para a humanidade como hoje. Os combustíveis fósseis, que estão sendo usados há milhares de anos, estão prestes a se esgotarem. Mais importante, eles estão contribuindo para vários perigos no planeta, sendo proeminente a poluição e o aquecimento global. Neste cenário, buscando por uma fonte de energia alternativa, que também seja energia limpa, eficiente e renovável, tornou-se a maior prioridade para a humanidade. Uma fonte de energia como a energia solar. Antes de irmos para como funciona a energia solar, precisa saber o que é a energia solar e se é a fonte alternativa que temos direito.

O que é Energia Solar?

A energia solar é a energia gerada a partir da luz e calor produzida pelo Sol. A energia solar é, sem dúvida, uma alternativa ideal que pode substituir os famosos combustíveis fósseis. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é renovável e se conseguirmos extrair com sucesso a energia solar até ao melhor das suas capacidades, conseguiríamos facilmente resolver a crise energético e todas as políticas relacionadas do mundo.

A Energia Solar como Fonte Energética Alternativa

No entanto, existem umas quantas questões que necessitam ser respondidas primeiro! É assim tão fácil extrair a energia solar? Esta energia é eficiente sob a perspectiva de custo? Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar? Mais importante ainda, como é que esta energia funciona? A maioria destas questões são debatíveis no presente, mas com numerosas provas a decorrer, as respostas chegarão bastante em breve. Actualmente, é um excelente candidato ao lugar de topo nos combustíveis alternativos, e como sabemos que os combustíveis fósseis se vão esgotar eventualmente, temos que estar preparados com uma alternativa. Vamos continuar e ver como a energia solar funciona?

Como Funciona a Energia Solar?

A energia solar funciona sob um conceito simples – a luz solar é capturada, convertida em energia solar distribuída na forma de electricidade. As células foto-voltaicas, conhecidas mais commumente como células solares, são as usadas para capturar a luz do sol.

Como Funcionam as Células Solares?

As células solares são geralmente feitas a partir de semi-condutores, principalmente de silicone. A energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser convertida de uma forma para outra. No caso da energia solar, a energia emitida sob a forma de calor e luz do Sol é capturada pelos painéis solares e transformada em energia elétrica que é passível de ser usada. As células solares  são colocadas em poisções estratégicas de exposição ao Sol, para conseguirem capturar o máximo possível de energia. As células absorvem o calor irradiado pelo Sol e convrtem essa energia em electricidade.

De volta à energia solar, quando os raios solares contactam com as células de silicone, estas células absorvem a energia e libertam os electrões. Basicamente, o silicone está cheio de impurezas, muitas vezes de fósforo, para criar uma carga negativa e liberar os electrões. Assim que estão liberados, os electrões procuram ligações positivas. Eles conseguem essas ligações positivas no outro lado da célula solar, que está carregada positivamente com bório. Conforme os electrões continuam a ir para o outro lado, a corrente elétrica se vai criando. A corrente então viaja até aos contactos elétricos na célula solar e criam voltagem. A voltagem flui na forma de corrente direta (DC), e pode ser armazenada numa bateria ou usada com a ajuda de um inversor. As baterias solares armazenam a energia solar para uso mais tarde, enquanto os inversores transformam a corrente DC em AC (corrente alternada) que pode ser usada através do sistema de cabos elétricos que temos em casa.

Aprender como a energia solar funciona é o primeiro passo no caminho do objectivo de criar uma alternativa às fontes de energias esgotáveis actuais. A energia solar evoluiu bastante como candidata maior entre as fontes de energia alternativas. Actualmente, temos carros, postes de iluminação, sinais, aparelhos de cozinha… (a lista é bastante longa) a correr em energia solar, e não demorará assim tanto até a energia solar substituir todas as outras fontes de energia, como fonte de energia principal.