Energia Solar Residencial e Passiva

A energia solar é uma forma de energia amiga do ambiente que usa a energia que está disponível naturalmente. A melhor característica deste tipo de energia é de que é grátis e está disponível em qualquer local da Terra. Não afectada pelos preços a subir, a energia solar é a mais eficaz e renovável fonte de energia disponível. O Sol é a sua fonte principal neste caso, e é a única fonte poderosa de calor e luz. Na face de contas cada vez mais caras e o problema do aquecimento global, é agora obrigatório para os indivíduos usarem esta energia ao máximo.

Alguns Factos sobre a Energia Solar:

  • Ajuda o meio ambiente.
  • É umа fonte de energia renovável.
  • Pode ser usado e transformado em muitas formas de uѕo (cozinha, aquecimento, еtс.) .
  • É a fonte mais barata de eletricidade.

Energia Solar Residencial

Como o nome sugere, a energia solar residencial é o uso da energia solar em casa. Também depende de diferentes formas de como as casas estão estruturadas hoje em dia. Várias casas estão mesmo desenhadas para usar a energia solar residencial para diversos propósitos. Considerada como uma energia cara, a energia solar, após instalação, requer muito pouca manutenção. E depois de implementada, irá salvar ao comprador o pagamento de contas estratosféricas por eletricidade.

Existem casas que podem usar a energia residencial solar para aquecer a água ou usar em luzes exteriores. Há outras residências que se baseiam inteiramente na energia solar. Por exemplo, a energia residencial solar pode ser usada através de diversos métodos mecânicos. Esta é a uma fonte energia activa que pode ser direccionada ao usar painéis solares e células solares.

Energia Solar Passiva:

O uso desta energia prova ser diferente da mencionada anteriormente. Aqui, a casa é estruturada para reduzir o uso energético. Para estes casos, os edifícios são construídos para absorver a energia. Isto depois é distribuído e transportado através de várias características. As técnicas passivas incluem o uso de paredes, janelas, chão, tectos, etc. Os métodos de captura de energia solar passiva asseguram que a arquitectura do edifício cria um balanço perfeito consoante as necessidades energéticas. Ao contrário da energia solar residencial, eles usam principalmente as características do edifício para converter a energia solar num melhor uso.

Aqui, os edifícios podem precisar incluir janelas largas que possam ajudar a iluminar o interior melhor. Isto irá, por sua vez, ajudar na distribuição correcta do calor. Como mencionado anteriormente, devido ao design do edifício, ele absorve a energia naturalmente. O aquecimento solar passivo ocorre quando a luz do sol entra e o calor é traduzido em diferentes formas de energia. Mas um dos factores a considerar é o problema do sobreaquecimento. Por exemplo: pode usar uma dupla camada de placas de gesso nas paredes para absorverem o calor durante o dia e emitir esse calor quando o sol se põe.

O uso da energia solar passivo pode também minimizar o uso de ar condicionado ou erradicar completamente o seu uso. Pode-se usar métodos simples como tons ajustáveis que podem reduzir a quantidade de raios solares que passam para dentro de casa. Isto pode, por sua vez, arrefecer o interior. Quando o edifício está a ser planeado, também se podem usar diversas técnicas como a redução do tamanho de janelas ou implementar o uso de materiais que reflictam a luz. Isto pode ajudar as pessoas que vivem em climas mais quentes.

Maneiras tо atingir um Arrefecimento Passivo:

Mantenha as janelas abertas para arrefecimento quando necessário.

As janelas devem estar localizadas no piso superior. Isto irá assegurar  que está bem aquecida.

Certifique que deixa entrar o ar mais frio através do piso térreo. Isto pode, por sua vez, lentamente passar para outras salas, através de ductos.

Consulte um profissional para a instalação de janelas apropriadas. O tamanho e os materiais certos usados podem ajudar a uma melhor utilização da luz e da energia do sol.

Portanto, podemos ver que a energia solar pode ser posta em prática de diferentes maneiras para nos dar uma solução barata e pragmática nas nossas residências actualmente. Esta tecnologia de usar a luz do sol pode-se transformar em várias técnicas que nos ajudarão a reduzir não só as contas de electricidade como também os efeitos prejudiciais causados pelo aquecimento global.